História dos mascotes

Por Mônia Canalli

Todo time de futebol tem seu mascote. Ele simboliza a equipe, bem como sua bandeira, brazão ou hino. Mas muito pouco se sabe sobre a história deles. Os mais fanáticos, muitas vezes,nem sabem a real história, o porquê da simbologia. Prestarei um serviço a vocês, fanáticos gaúchos.

O mascote do Grêmio é o Mosqueteiro. Ele foi criado em 1946, pelo cartunista Pompeo. O mosqueteiro leva em mãos uma espada e veste as cores do tricolor gaúcho. Simboliza bravura e raça (segundo os torcedores, marca do time gremista) Eis aí uma história que os gremistas não vão gostar nada, nada….

“Em 1946, o chargista Pompeo, do jornal “Folha da Tarde”, criou uma tira que circulava sempre às segundas-feiras. Ela trazia sete personagens representando os sete clubes que disputavam o Campeonato Citadino. O Mosqueteiro era um deles, provavelmente inspirado na mascote do Corinthians, de São Paulo. Naquele mesmo ano, a torcida levou o personagem ao estádio, desenhado numa faixa que também trazia os dizeres “Com o Grêmio, onde estiver o Grêmio” (mais tarde adaptada no hino composto por Lupicínio Rodrigues para “Com o Grêmio, onde o Grêmio estiver”)”. (www.pelé.net)

Versão do cartunista Ziraldo para o mascote do Grêmio:

Já o mascote do Internacional veio para se contrapor ao mascote tricolor. Inicialmente, era representado por um menino negro, para identificar o time como Clube do Povo do Rio Grande do Sul. Surgiu nas redações dos extintos Folha Desportiva e Jornal A Hora, na década de 50. Com o tempo, foi substituído pelo Saci, negrinho de uma perna só que simboliza malandragem e peraltice. Uma analogia às ciladas que o time armaria para os adversários.
Versão do cartunista Ziraldo para o mascote do Inter:

 

Dá uma olhadela aí… http://www.solbrilhando.com.br/_Esportes/Fut/Mascotes.htm

About these ads

1 Comentário

Arquivado em Futilidades

Uma resposta para “História dos mascotes

  1. wesley e wellington

    gostei muito deste texto ele serviu de trabalho para o meu irmão wellington porém somos sãopaulinos
    gostaria que falasse do mascote do são paulo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s